De mãos dadas, colorindo os dias. Encontros na biblioteca
A Associação João Carlos Abreu – Soldavida pretende através de atividades no domínio da leitura, escrita, artes, convivialidade e partilha solidária proporcionar à população sénior oportunidades de desenvolvimento pessoal, seja através de novas oportunidades de formação como pela sua inclusão em dinâmicas de cariz social, educativo, cultural e emocional que promovam o respetivo bem-estar e desenvolvimento integral.
Parceiros:
Lar Vila Assunção
Lar da Bela Vista
Entre Outubro de 2024 e Setembro de 2025, foram realizadas um total de 61 sessões de atividades de frequência semanal. Contamos com a participação de 32 utentes, com uma regularidade de presença nas sessões distinta entre eles.
As sessões decorreram no Polo de Desenvolvimento de Atividades Soldavida, com transporte assegurado em carrinha de passageiros (cedida pela Casa do Povo de São Gonçalo) entre os lares e este local.
As sessões foram organizadas no intuito de incentivar-se o debate e a reflexão, sobre as vivências e opiniões de cada participante, perante diferentes tópicos. Em síntese, visamos a manutenção de capacidades e adesenvolvimento de uma comunicação positiva para o bem-estar de cada cidadão.
Foi ainda implementada uma dimensão intergeracional, através da participação ocasional de algumas crianças que frequentam as atividades de tempos livres do Polo Soldavida. Estas sessões conjuntas entre participantes de diferentes gerações revelaram-se especialmente significativas, promovendo:
A troca de saberes e experiências;
A valorização do papel da pessoa mais velha na comunidade,
Um ambiente afetivo e motivador para ambos os grupos.
Objetivos Gerais:
O projeto tem como objetivo fomentar a participação social, a comunicação positiva, a manutenção de capacidades e a descoberta de talentos em pessoas idosas residentes em lares, unidades de cuidados continuados ou residentes em situação de algum isolamento social.
Pretende também proporcionar oportunidades de convívio e partilha intergeracional com crianças e jovens, criando espaços amigáveis, estruturantes, mutuamente gratificantes e significativos.
Objetivos específicos:
· Fomentar a compreensão, empatia e respeito intergeracional através do testemunho, na primeira pessoa, dos desafios, experiências e visão sobre a vida
· Desenvolver o pensamento crítico sobre o desenvolvimento e o envelhecimento saudáveis e bem-sucedidos
· Proporcionar dinâmicas que contribuam para a estimulação cognitiva, social, cultural e emocional
· Promover uma relação de confiança assente na dignificação das diferentes gerações
· Combater fragilidades sociais e o isolamento social oferecendo possibilidades de convívio e estabelecimento de novas amizades, de alargamento da rede social e de vivências estruturantes, gratificantes e significativas
Espreite alguns resultados das nossas atividades práticas
Primavera
Vasos decorativos modelados e ilustrados pelos utentes
(23 de março a 14 de Abril)
Arte e artesanato madeirense
Cestinhos de lã
(05 a 22 de maio)
Dia internacional da mulher: A flor
(28 de abril)
Vaso de flores
O mar e os animais marinhos
(28 de agosto)
Arte e artesanato madeirense
Peças decorativas em lã, em formato de coração
(19 a 29 de maio)
Desenho linear de uma flor em papel
Sessão experimental utilizando guache e material reciclável (embalagens de ovos)
(4 de agosto)
Sessão experimental de aguarela, utilizando elementos em cartolina